Você tem dúvidas de como escolher um psicólogo? Parecem todos tão iguais mas ao mesmo tempo tão diferentes? Deixa eu tentar te ajudar com cinco dicas práticas.
Dica 01 - Resultados estão diretamente ligados a capacidade, dedicação e treinamento de cada profissional e não sobre a abordagem. Isso significa que se você for a um psicólogo Junguiano, Gestaltista (como eu), ou behaviorista suas chances de sair de lá satisfeito são igualmente grandes, desde que sejam profissionais sério
s, comprometidos e bem treinados tecnicamente. Por isso, não indico abordagens, mas sim, bons psicólogos, bons psicoterapeutas.
Dica 02 – Considere indicações, converse com as pessoas que você admira e confia.
De verdade, escolher um psicólogo que você se identifique e que promova resultados, não é muito diferente de escolher um médico, um fisioterapeuta ou uma manicure. É claro que o que deu certo para um amigo pode não dar certo para você! Mas ainda assim, acredito que buscar indicações é sempre uma boa alternativa, só não substitui a sua experiência pessoal.
Dica 03 – Busque amostras grátis de experiência pessoal com seu futuro psicólogo.
Hoje em dia, muitos psicólogos escrevem artigos na internet, blogs, post no Instagram e até vídeos engraçados e informativos. Isso se chama Psicoeducação, não substitui a Psicoeducação individualizada, mas dá uma boa amostra grátis! Antes de contratar, você também pode enviar perguntas sobre como funciona o trabalho do profissional.
Dica 04 – Não espere encontrar de primeira.
Eu já mudei de cidade três vezes, a cada mudança é uma luta para encontrar minha nova médica ginecologista, manicure, cabelereira. Por que seria diferente com psicólogos? Justo com psicólogos, que trabalham com um serviço tão sensível, onde precisamos confiar nossas emoções e sentimentos. Não encontrar de primeira e desistir, não parece uma boa alternativa. Procure, avalie, pergunte, experimente.
Dica 05 – Não busque um santo milagreiro.
Ao buscar um psicólogo para chamar de seu, considere que você também é parte do processo. Profissionais da saúde não conseguem entregar resultados sozinhos, sua disponibilidade e comprometimento fazem parte do processo. Lembre-se, não existe milagre, a quem diga que se você pensar positivo e tomar água com limão de manhã, tudo dará certo, mas esses eu realmente não recomendo.
Se quiser conhecer meu trabalho, vá agora mesmo na página contato e me chame no WhatsApp, espero você!
Aqui no blog, tem também outro texto que talvez possa te ajudar, é sobre a diferença entre psicólogo e psicoterapeuta.
Comments